Mudanças nos Logotipos Automotivos: A Nova Identidade Visual da Jaguar e Outras Transformações de Marcas Icônicas
No mundo automotivo, nem sempre os veículos são o centro das atenções. Nesta semana, um dos assuntos mais comentados foi a ousada mudança de identidade visual da Jaguar, que deixou para trás seu icônico logotipo com o felino para adotar um visual mais… minimalista.
Mesmo em setores tradicionais, marcas de automóveis estão em constante transformação para se modernizar e acompanhar as tendências. Mas, acertar na dose de inovação sem perder a conexão com os fãs é um verdadeiro desafio.
Para explorar esse movimento, selecionamos algumas das principais mudanças de logotipos feitas por montadoras ao longo dos anos. Confira nossa lista completa e inspire-se na evolução dessas marcas!
Chevrolet
Chevrolet: A História por Trás do Ícone da “Gravatinha Dourada”
Fundada em 1911, a Chevrolet começou sua trajetória sem o icônico símbolo da “gravatinha dourada”. Como muitas das primeiras fabricantes de automóveis, seu logotipo original trazia o nome completo da marca em destaque.
Foi apenas em 1914 que a famosa gravatinha entrou em cena, se tornando parte essencial da identidade visual da Chevrolet e permanecendo como símbolo de inovação e tradição ao longo dos anos.
Fiat
Fiat: Uma Jornada de Mais de 125 Anos e a Evolução dos Seus Logotipos
Com mais de 125 anos de história desde sua fundação em 1899, a Fiat é um exemplo de inovação e adaptação no setor automotivo. A Fabbrica Italiana Automobili Torino, como sugere seu nome, sempre esteve à frente ao ajustar seu logotipo às tendências de cada época. Poucas marcas conseguem acompanhar o ritmo de transformações da Fiat, que exibe uma rica coleção de logotipos ao longo dos anos, refletindo cada fase de sua história.
Volkswagen
Fundada em 1937, em plena era nazista na Alemanha, a Volkswagen possui um dos logotipos mais controversos da história automotiva. Seu primeiro logo, marcado por influências do regime de Hitler, durou apenas dois anos, mas deixou uma marca polêmica.
Apesar de sua origem controversa, o design do logotipo da Volkswagen pouco mudou ao longo dos anos. Com foco nas cores azul e branco e a emblemática combinação das letras “V” e “W”, a montadora preservou sua identidade visual ao longo de seus 87 anos, sempre refletindo seu compromisso com a tradição e a inovação.